17.4.10

não enviada

caro irmão mais novo,

às vezes me sinto culpada por não ser de fato a mais velha entre nós. poderia ter poupado muito sofrimento seu e, quem sabe, todas essas atitudes destrambelhadas que toma (muitas vezes por estar perdido e não ter a mínima idéia do que fazer). ensinaria-te tudo o que aprendi (decepcionando e sendo decepcionada) e evitaria que passasse pelo mesmo. você sempre foi fraco e, por favor, não entenda isso como ofensa. sua fraqueza vem desse seu passionismo extremo. deus sabe como, de vez em quando, eu queria ser mais como você e menos como eu – essa pessoa fria e insensível a maior parte do tempo, com a maioria das pessoas. porém, se o fosse, certamente não poderia te proteger. talvez esse seja o certo: eu e você, os opostos que precisam sempre estar juntos pra manter o equilíbrio. minha função deve ser  a de te trazer para o chão, quando estiver voando perigosamente alto. e é isso o que eu pretendo fazer.
então, se eu pudesse ter dito isso à tempo, meu primeiro conselho seria algo como “não pense que quem ralha contigo pelos seus erros te ama menos que aqueles que arrumam desculpas para o que você faz de errado”, pois a realidade é bem o inverso disso. quem ama quer o bem, quer uma lição aprendida, quer que o erro não se repita. quem apenas gosta quer mais que os seus erros continuem, para que você os procure quando estiver mal e, assim, ganharem seu afeto. talvez eu exagere um pouco nessa parte, mas é pro seu bem. tratamento de choque funciona horrores, em certos casos.
o segundo conselho poderia ser “orgulhe-se de quem você é”. não existe outra pessoa no mundo igual à você, e não queria arruinar isso tentando moldar sua personalidade aos gostos alheios. ninguém é só qualidades (por mais que essa seja a imagem que todos tentam passar adiante). humanos tem defeitos,  e são justamente eles que acabam por fazer papel de teste, mostrando quem está ao seu lado por carinho ou por conveniência.
e por último, eu diria simplesmente para confiar em mim. não existe outra pessoa no mundo que te ama assim como eu (mãe é hors concours), que se preocupa ou que tem plena capacidade de perdoar qualquer que seja a burrada da vez. quando você quiser chorar, eu vou estar aqui. quando quiser sumir, eu sumo com você. seus segredos eu guardo e sempre guardarei. mas, por favor, me escute. é o que eu peço em troca.

com carinho e alguns anos atrasada,
da sua irmã mais velha,
julia

0 talked:

Post a Comment

(home)