6.5.10

é com eles que eu vou pra qualquer lugar

e por eles eu vou mais além ♪

fui assistir o despertar da primavera, que já estava de olho desde quando começaram a apresentar lá no rio de janeiro. duvidei que viriam para cá, mas, para minha sorte, vieram sim! domingo foi a última apresentação deles aqui em são paulo, e lá estava juju, junto com o tiago e a veruska, sentadinha na platéia do teatro sérgio cardoso.
dizer que é musical já explica boa parte do meu entusiasmo.  eu já conhecia a versão americana, que é com a lea michelle (sim, a rachel do glee), então tinha uma idéia da história e das músicas. o problema de conhecer o original antes é que sempre rola aquele feeling de que a versão vai ser pior, as músicas não serão tão legais, os atores não vão conseguir cantar direito… e, olha, me surpreendi.

a história, resumidamente, acontece na alemanha de 1890 e gira em torno de wendla e melchior, mas tem histórias paralelas. wendla é uma menina completamente inocente, que se apaixona por melchior, o melhor aluno da escola, inteligentíssimo e ateu. com uma mãe que não tem liberdade pra conversar com ela sobre as transformações (e hormônios!) que aparecem na adolescência, ela acaba tendo que descobrir sozinha. ou melhor, com o melchior, hehe. [spoiler] o problema é que ela engravida e nem se dá conta disso, já que sua mãe nunca teve coragem de contar como é que as mulheres engravidam. quando a mãe descobre a leva para fazer um aborto, e wendla morre no processo. melchior é mandado para um reformatório depois de ser expulso da escola por causa de um texto que escreveu para moritz sobre sexo, e só descobre que a amada está morta quando tenta marcar um encontro escondido com ela no cemitério e se depara com seu túmulo [/spoiler]

mas, preciso admitir, eles não eram meus favoritos. isso porque cada vez que a ilse e o moritz estavam em cena, ninguém mais lembrava dos dois principais. eles não era os perfeitinhos e modelos, exatamente o contrário! moritz, apesar de ser melhor amigo de melchior, é o pior aluno da escola, e milhões de vezes mais carismático. já a ilse é o oposto do que as meninas daquela época deveriam ser: livre, espontânea, e um tanto quanto libertina.  os dois cantam as músicas mais legais e, apesar de não formarem exatamente um casal, estão juntos num momento crucial da história [spoiler] moritz repete de ano, e seu pai diz todo tipo de barbaridade inferiorizando o rapaz. ele tenta fugir para a américa, mas não consegue o dinheiro. com medo de realmente ser tudo o que o pai disse que era, ou seja, um ninguém, ele se mata com um tiro na boca. a ilse, pra quem ficou curioso, era abusada pelo pai e ele a expulsa de casa quando ela tenta por um ponto final nisso. vai morar numa comunidade de artistas, e daí vem toda a liberdade e libertinagem. mas, claro, sente falta da infância, dos amigos, da pureza que lhe foi tirada à força [/spoiler]

claro, tem mais história, mas o principal é isso aí. eu adorei, chorei no final e aplaudi de pé. pra quem não leu os spoilers, é bom ter em mente que a história é um d-r-a-m-a. não espere um “e viveram felizes para sempre”, porque não há. ao contrário do que eu ouvi por aí, o despertar da primavera não é o high school musical do século XIX.
infelizmente, a temporada se encerrou. então, quem não viu vai ficar só na vontade mesmo. o jeito é ouvir as músicas no próprio site oficial (tem como fazer download!), ou ler o livro :)

0 talked:

Post a Comment

(home)